sábado, 13 de agosto de 2011

O importante papel do pai na gestação

Hoje,é véspera de Dia dos pais,e com o intuito de homenageá-los meu post de hoje é exclusivamente sobre os papais que estão juntamente com as mamães,ansiosos á espera de um bebê na família.
A gente sabe que pra um bebê vir ao mundo,é preciso muito mais do que escolherem ficarem "grávidos" e pronto.
È preciso que se saiba que este bebê vai vir pra acrescentar,e será preciso adaptarem a vida de vocês,papais e mamães,á este novo pequeno ser,pra que ele se sinta desejado,e cresça sabendo de todo o amor e cuidados que o cercam.

O momento certo
Quando a gente pensa em engravidar,não imaginamos como é importante escolher o momento certo.E como é bom poder programá-lo...uma ocasião tão especial requer muitos preparativos.È hora de arrumar nossa casa interna para acolher esse ilustre convidado:o bebê.
  Papai e mamãe bem afinados,dão o tom que embala estes nove meses.
È muito importante que ambos queiram ,estejam unidos e preocupados em receber este bebê estando bem enquanto pessoa e casal.È preciso olhar para dentro de si próprio,abrir espaço para dividir com essa nova vida que está para chegar.
  Ás vezes,acontece de o bebê não ser planejado antes,mas apesar da surpresa,e muitas vezes das dificuldades que estarão por vir,tudo é válido desde que ambos estejam abertos e cheios de amor pra dar,colocando o bebê em primeiro lugar.
  Antigamente o papel do pai na gestação era só aquele momento da concepção,uma idéia errada que afirmava que gravidez era coisa de mulher,e cabia somente á ela todo aquele turbilhão de mudanças físicas e psicológicas,e a presença do pai se tornava uma coisa fria e distante como se o bebê só fosse considerado realmente um bebê depois do nascimento,e todos aqueles 9meses em que o bebê poderia ter sentido a presença do pai?
  Graças á Deus,tudo mudou!!!
  Parabéns á todos os papais que falam com a barriga,alisam,vão á reuniões das gestantes acompanhando a mamãe,sempre que podem,isso é muito importante,assim não se considera mais que apenas a mulher está grávida,mas o casal grávido!
  Durante os meses de gestação,o feto ouve a voz do pai,e percebe a influência que exerce em sua mãe,atravéz dos batimentos cardíacos,produção hormonal e corrente sanguínea.Tudo quanto afeta positiva e negativamente sua mãe,afeta-o também e as questões conjugais entram em jogo com um grande peso,já que são os que mais atingem emocionalmente as gestantes.
  Falando ainda na questão emocional,é preciso ainda que o papai entenda que gravidez realmente não é doença,mas o emocional da gestante fica uma bagunça,ela fica mais sensível,chorosa,e algumas não conseguem lidar muito bem com a mudança no corpo também,o que pode gerar uma insegurança com relação á outras mulheres,ou seja,o ciúme pode aumentar um pouco...então por favor!papais,colaborem!nada de ficar elogiando as outras á toa,e coloquem suas barrigudinhas lá em cima,dizendo o quanto ela ficou linda grávida,e poderosa!!!

Durante a gravidez, a mulher tem enjoos, náuseas, cansaço e variações de humor. Às vezes chora, às vezes ri. É provável que o seu companheiro fique confuso, inseguro e até enciumado devido a todas as mudanças por que está a passar e ele não sente. Como a gravidez costuma ser acompanhada por muitas dúvidas e inseguranças, é fundamental a mãe ter com quem dividir todas essas transformações e desafios. Então, poderá perguntar-se sobre o que fazer para que ele também se sinta grávido?
Bom, a criança é dos dois e espera-se que o pai acompanhe a mãe nas consultas, se interesse pela gravidez e pelos preparativos para a chegada do bebé. Já vai longe o tempo que o filho era responsabilidade só da mãe e ela nem sequer ousava protestar. Felizmente, houve uma mudança na sociedade! O homem passou a participar activamente na gravidez e a ajudar na educação e nos cuidados com os filhos. Os pais têm hoje um papel diferente e os que não participam são cada vez mais uma excepção.
Caso o seu marido pertença a essa minoria, faça-o sentir-se parte e próximo desse maravilhoso projecto a dois que é a gravidez. Às vezes basta aproximar-se dele, mesmo que de início seja difícil para ambos; ele pode ficar retraído porque não sabe o que fazer,

Nenhum comentário:

Postar um comentário